-
Arquitetos: formalocal
- Área: 95 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sandrine Iratçabal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro residencial perto do centro da cidade, a construção existente faz parte de um grupo de edifícios que antes constituíam o Motel Seignosse. São dois estúdios (antigas suítes do motel) de 25 m² cada, situados em pequenos terrenos.
O projeto propõe uma transformação por meio da densificação, adicionando lateralmente dois volumes ao edifício existente. Construídos em continuidade com a parede norte e com profundidade de 5m, ocupam toda a largura disponível do terreno e criam dois jardins fechados orientados para o sul em uma composição em forma de "T" que atinge a área máxima construída permitida pelo plano urbanístico local de 60%.
As grandes aberturas feitas nas paredes existentes criam transparência entre os dois jardins na direção leste/oeste e organizam um espaço de convivência em um único nível compartilhado entre o interior e o exterior.
As adições são feitas com estrutura de madeira e revestimento vertical, estendendo o isolamento externo do volume existente para unificar todas as fachadas. Cada extensão tem sua estrutura de telhado duas águas, que é adicionada à existente renovada (infestada por cupins) para formar uma sequência.